analise adulterantes em leite
INTRODUÇÃO
O leite tem em sua composição um alto valor nutricional, é produzido por mamíferos e sintetizado pelo ser humano em indústrias. Além disso, contém gordura, lipídios, aminoácidos, vitaminas (A, D, E, K, B e C) e minerais como cálcio, fósforo e magnésio.
A adulteração do leite acontece com freqüência no Brasil e em outros países. De fato, foram usados alguns métodos para poder identificar e quantificar os principais adulterantes usados na maioria dos produtos brasileiros, como água, peróxido de hidrogênio, soro, leite e urina sintéticos, uréia e soda caustica e outros. Tais métodos tiveram o objetivo de neutralizar a acidez desenvolvida pela atividade de microrganismos, isto é, pelo resultado de condições inadequadas de produção, armazenamento e/ou transporte.
Os experimentos realizados em sala de aula puderam identificar alguns desses adulterantes em amostras de leite de diferentes marcas. Com essa pesquisa será possível identificar a presença de amido, urina, gelatina, formol e gordura no leite.
OBJETIVO
O principal objetivo desses experimentos é identificar se existe algum tipo de adição de alguma substancia que pode encobrir toxinas que foram liberadas por microrganismos. Esses adulterantes são acrescentados no leite por causa de uma má fabricação, armazenamento e/ou locomoção inadequado.
MATERIAL
Ingredientes: 4 marcas de Leite
Vidrarias e utensílios: Tubos de ensaio, Bastão de vidro, Espátulas, Proveta de 10,25 e 50 ml, Béquer de 50,100 e 250 ml, Pipeta graduada de 1,2 e 5 ml, Pipeta volumétrica de 10 ml, Pipetador, Funil, Papel de filtro, Conta Gotas descartável, Lactobutirômetro, Pipeta volumétrica de 1 e10 ml e Pipeta graduada de 20 ml.
Reagentes: IodoRessublimado, Iodeto de Potássio, Ácido Clorídrico, Ácido Nítrico, Ácido Sulfúrico, Ácido Pícrico, Álcool Absoluto, Nitrato de Mercúrio, Floroglucina, Hidróxido de Sódio, Guaiacol e Sulfato de amônia.
Equipamentos: Balança Analítica e Banho-maria.
MÉTODO
Foram