desenho e geometria descritiv
UAB/UFSCar
Expressão Gráfica para Engenharia
GEOMETRIA DESCRITIVA – CONCEITOS BÁSICOS
APOSTILA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DA
UFSCar – volume 6
(Original produzido pelo Prof. Admir Basso)
Adaptado por Profª Sheyla Mara Baptista Serra
Fevereiro de 2008
BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL – EaD UAB/UFSCar
Departamento de Engenharia Civil da UFSCar
Expressão Gráfica para Engenharia
6 GEOMETRIA DESCRITIVA: CONCEITOS BÁSICOS
6.1 NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO TÉCNICO
Para o desempenho das várias atividades na sociedade, o homem, necessita de sistemas de comunicação. Assim é, que se apresenta a linguagem – escrita ou falada – como os dois sistemas de comunicação mais comuns.
Esses dois sistemas de comunicação, em determinadas condições tornam-se ineficientes. A comunicação naval utiliza-se de um sistema baseado em bandeiras. A comunicação entre mudos é feita através de movimento dos dedos – linguagem dos sinais. Entre cegos a comunicação é feita através de um sistema especial de relevos – o sistema braile.
Em algumas especialidades do conhecimento humano, a fala ou a escrita, como sistema de comunicação, também é insuficiente. Neste caso, destacam-se as engenharias e a arquitetura. Nessas especialidades a criação ou manipulação de objetos tridimensionais torna-se até impossível através da linguagem. O sistema de comunicação desenvolvido nessa especialidade foi o DESENHO.
Entende-se o desenho como um sistema de representação dos objetos. Estes objetos são representados normalmente em um espaço bidimensional. Pense no projeto de um carro e de todos os seus componentes.
Precisa haver uma forma de combinação e padronização dos desenhos de modo que todos os envolvidos no processo de produção, sejam engenheiros mecânicos, de produção, elétricos, ou outros, possam entender facilmente as simbologias utilizadas.
A representação de um objeto tridimensional, como este carro, em um espaço