Medicina Legal
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
FLÁVIO DIEGO SIQUEIRA
LARISSA MARIA CEZAR VILA NOVA
LUCIANA MARIA GUERRA COIMBRA FALCÃO
MARIA EDUARDA MUNIZ DA SILVA CAVALCANTI
MARIANA CRISTINA JOVINO DE CASTRO
MEDICINA LEGAL
RECIFE-2014
INTRODUÇÃO
A linguagem e os termos técnicos são fatores fundamentais para definir o nível de profissionalismo de determinada categoria. No caso dos policiais, a utilização correta das palavras é fundamental até mesmo para obter êxito em determinada ocorrência. O homem que tem o primeiro contato com uma denúncia deve saber bem especificar os detalhes para os demais policiais de serviço, bem como aquele que primeiro chegará ao local do crime. Se houver dubiedade na terminologia, o cumprimento da lei pode ficar comprometido.Também são necessárias especificações técnicas nos relatórios de serviço, boletins de ocorrência, depoimentos etc.
Os meios mecânicos que causam lesões (traumas) são externos e internos, dentre aqueles há os instrumentos: cortantes, perfurantes, contundentes, pérfuro-cortantes, corto-contundentes, pérfuro-contundentes, como agentes causadores de lesões. Dentre os meios mecânicos internos há o esforço.
Portanto o nosso trabalho tem por objetivo, demonstrar algumas situações em quais, tais lesões descritas acima, estão presentes.
AGENTES PERFURANTES
Na tarde ensolarada do dia 03 de janeiro de 2013, Joaquim Martins da Silva passeava pela orla da praia de Boa Viagem. Quando pretendia se dirigir à sua residência foi surpreendido por um sujeito encapuzado, na qual vinha na sua direção, mas que o agarrou por trás e penetrou um prego em seu pescoço.
Sem saber nem o porquê daquela ação delituosa, a vítima Joaquim não teve nenhuma forma de defesa, foi pego totalmente desprevenido e passa mal, caindo nos braços do autor da ação, que foge disparadamente, deixando Joaquim jogado ao chão.
O agente perfurante, que foi o