medicina legal
PORTO NACIONAL - TO
2014
ALANA DE MELO, DANIELA MATOS, FLÁVIO VALCÁCER, JIVAGO CHAIB, TAMYRES ARANTES, VANESSA MINOHARA, YGOR MOURA E YVAN MARCUS.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA MEDICINA LEGAL
PORTO NACIONAL - TO
2014
A Medicina Legal é extremamente diferenciada de todas as demais ciências, pois, enquanto a maioria apresenta a especialização, a Medicina Legal funciona unindo conhecimentos. Ex.: se for fazer um laudo sobre estupro deve-se ter em mente os conhecimentos de Ginecologia. Medicina Legal é o conjunto dos conhecimentos jurídicos, médicos, psíquicos e biológicos que corroboram entre si para informar a elaboração e execução de normas que dela necessitam. Utiliza conceitos não apenas para aplicação de leis, mas também para sua elaboração, se relacionando com várias ciências: sociologia, filosofia, botânica, zoologia e principalmente com o direito. Tudo o que se fala em Medicina Legal tem uma importância decisiva na vida das pessoas.
A própria Medicina legal se divide em medicina legal pericial, medicina legal legislativa, medicina legal doutrinaria e medicina legal filosófica. A pericial também chamada de medicina legal administrativa ou técnica pericial forense ou medicina legal judiciária,é sua forma mais anterior e esta voltada aos interesses legispericiais da administração da justiça. A legislativa contribui na elaboração e revisão das leis em que se disciplinam fatos ligados as ciências biológicas ou afins. A Doutrinaria, de caráter mais refinado e cultuado por alguns, contribui na discussão dos elementos subsidiários que sustentam certos institutos jurídicos onde se reclama o conhecimento medico-legal. A Filosófica, mais recente, discute os assuntos ligados a ética, moral e bioética medica no exercício ou em face do exercicico da medicina. Já medicina legal apresenta ainda subdivisões sendo dividida em medicina legal penal, civil, canônica, trabalhista