HQs e Scans
Desde de 2000 diversos sites aderiram a pratica do scanslations, digitalização, tradução, edição e livre distribuição de histórias em quadrinho pela Internet. Mas será que isso afeta o mercado de historias em quadrinho em nosso país?
Com o propósito de esclarecer essa questão, neste trabalho será apresentada uma análise do perfil dos leitores de historias em quadrinhos e seus hábitos de compras.
1.1 JUSTIFICATIVA
Nos últimos 10 anos diversos sites tem realizado projetos de scanslations, que consiste em digitalização, tradução, edição e distribuição de historias em quadrinhos através da internet. A distribuição é feita por programas P2P, como Emule, DC++ e torrent, ou por sites. Os scanlations são considerados ilegais, pois os sites não possuem o direito de publicação as historias em quadrinhos por eles traduzidos. Por isso vivem as margens da lei, como os sites de MP3. Por isso as editoras não vêem estes sites com bons olhos. 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
O Fato de scans de quadrinhos estarem disponíveis na Internet, diminui as vendas dos quadrinhos em banca?
1.3 HIPÓTESE Com a facilidade do acesso ao download e a grande variedade de títulos que existem disponíveis na internet, as vendas de quadrinhos “físicos” deve diminuir.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral
Traçar um perfil dos leitores das historias em quadrinho e a influencia dos scans nas vendas deste mercado.
1.4.2 Objetivos Específicos
Traçar um perfil dos leitores.
Ver o valor mensal gasto por eles.
Definir se scans influenciam nas vendas.
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
2.1 TIPO DE PESQUISA UTILIZADO
Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário composto por seis perguntas. A pesquisa realizada foi a de campo, fundamental para a conclusão do presente trabalho.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A presente pesquisa tem por objetivo identificar o perfil dos leitores de historias