Mediação pedagógica
Expressão, comportamento que se refere ao relacionamento professor-aluno buscando a aprendizagem e sendo um facilitador no processo de construção de conhecimento, a partir do processo de trabalho e reflexão crítica das experiências.
Características de Mediação Pedagógica:
*cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para suas aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado; “Perez e Castillo”
Esta mediação pedagógica caracteriza que o aluno não sege dominado pelas tecnologias que vem evoluindo a cada dia. É nossa função também, como professor preparar o aluno para esta evolução, bem como procurar estarmos sempre preparados e atualizados, pois a tecnologia está em constante evolução e não há como fugir dela, já que se encontra em todos lugares e também nas salas de aula. Cabe, portanto, ao professor utilizar meios para que o educando obtenha capacidade para solucionar e enfrentar situações reais. O mercado torna-se cada vez mais exigente, competitivo e os alunos vão sendo mergulhados nesta dimensão tecnológica, e ai a necessidade de se utilizar técnicas que intervenham favorecendo e facilitando a aprendizagem.
*colocar o aprendiz frente a frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas;
“Perez e Castillo”
É dever de o educador fazer com que o educando seja capaz de dominar os conhecimentos de que ele necessita para crescer como cidadão consciente de seu papel na sociedade e transmitir os valores e os padrões de comportamento da sociedade em que ele vive. Ajudá-lo colher informações, relacioná-las, debatê-las em sala de aula ou em casa, construindo um conhecimento que se ajunte ao seu mundo habitual e intelectual, ajudando-o a compreender a realidade social em que está inserido, lidando com as questões éticas, sociais e profissionais.
*colaborar para que se aprenda a comunicar conhecimentos seja por meio de