novas tecnologias e mediação pedagogica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
CARLOS DIEGO MATOS LEAL
NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Fichamento apresentado no curso de Química da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina prática educativa II: educação e novas tecnologias.
Orientadora: Prof(a) Vanessa Rios.
Paripiranga
2014
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19°. ed. Campinas SP: Papirus, 2012.
CREDENCIAIS DO AUTOR
J. M. Moran é doutor em Ciências da Comunicação. Marcos T. Masetto é mestre e doutor em psicologia educacional. Marilda Aparecida Behrens é formada em pedagogia, mestrado e doutorado em educação.
RESUMO
A obra mostra como as novas tecnologias são uma forte aliada à educação presencial e mais ainda a distancia, visto que há uma deficiência grande de professionais qualificados em algumas regiões do brasil. Os recursos tecnológicos são um forte aliado para o aprendizado do aluno, pois ele traz informações do mundo inteiro, filmes, imagens etc..., de maneira que o aluno aprende mais, com rapidez e de maneira duradoura. A obra sugere que o professor esteja preparado emocionalmente e profissionalmente para aplicar de maneira correta esses recursos em sala de aula, e com isso não desviar o foco do ensino, mais sim no intuito de despertar a curiosidade dos alunos, fazendo da sala de aula um âmbito de debates e investigação. Ela apresenta diversas etapas para se chegar a uma boa aprendizagem, como levar os estudantes a desenvolver pesquisas e também ter aulas práticas, para que ensino não se restrinja apenas a sala de aula.
1. ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E TELEMÁTICAS
1.1. Citação
“Nosso desafio maior é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do