pré história
A refinada arte de se portar bem no mundo digital
Imagine-se recebendo por dia uma média de 400 emails. Até aí, tudo bem. Usuários de longa data estão acostumados com essa quantidade de mensagens. Agora, imagine se tudo isso for um monte de porcarias sem importância. Spams de software pirata, propagandas de sites pornôs com imagens que não dá pra abrir na frente da mãe, poesias de auto-ajuda animadas em PowerPoint, cartões de aniversário em Flash enviados a você por engano, pedidos de caridade para crianças sem pernas e com elefantíase em todo o corpo, piadinhas que você já leu 142 vezes antes, listas de diferenças "engraçadas" entre homens e mulheres etc. É de tirar a sanidade mental de qualquer um que tente ler esse mundaréu.
Daí a relevância do que vamos comentar neste Bê-A-Bá: a Netiqueta (versão aportuguesada de Netiquette). Como o nome deixa claro, Netiqueta é um conjunto de normas de educação para uma convivência amistosa e civilizada entre o povo da Internet, como ocorre em qualquer outra relação social. Não, não se trata de frescuras como comer com vinte talheres (sempre comece pelos de fora!). É feito para impedir que o email e o chat se tornem apenas uma ferramenta de comunicação de baboseiras. Essas regras não são oficiais, apenas uma convenção. Se você não quiser segui-las, o problema é seu. Mas que você não vai ser bem visto entre os mais experientes, isso vai.
Além de páginas Web, na Internet existem dois outros importantes serviços de troca de informações: o email e o chat. Eles são usados para uma infinidade de situações, desde calorosas e melosas trocas de mensagens com a namorada até complexas discussões científicas.
Email entre pares
As regras quando se envia um email para um amigo ou para só uma pessoa são mais flexíveis. No entanto, o que vale para esse tipo de mensagem vale para as listas de discussão e chats. Seguindo algumas dessas normas, você pelo menos já não será visto como mal-educado.
Tenha bom