Mediação pedagogica
UNEB
A MEDIAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA, DO CURSO DE LETRAS NO CENTRO UNIVERSITARIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)
ELIANA FERREIRA DE FREITAS
G09
Santo Estevão
2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
UNEB
A MEDIAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA, DO CURSO DE LETRAS NO CENTRO UNIVERSITARIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)
Pré-projeto apresentado por Eliana Ferreira de Freitas, Curso de Especialização em EAD, como requisito para a disciplina Metodologia da Pesquisa, tendo como orientadora Claudia Silva de Santana-TD.
SANTO ESTEVÃO
2011
TEMA
A Mediação do tutor presencial no ensino aprendizagem á distância, do curso de Letras no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).
PROBLEMA
Quais as implicações do tutor presencial na mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem no curso de Letras na UNIASSELVI?
OBJETIVO GERAL Investigar de que forma a mediação do tutor influencia no desenvolvimento dos alunos positiva ou negativamente.
OBJETIVO ESPECIFICO 1. Verificar de que maneira as relações interpessoais tem contribuído para que a auto estima seja pautada na segurança, motivação e autonomia do aluno; 2. Investigar se a formação docente do tutor influencia na forma de mediação do processo ensino aprendizagem; 3. Avaliar que elementos metodológicos afetam o trabalho dos envolvidos nesta atividade.
JUSTIFICATIVA
Na prática pedagógica a distância, onde busca-se o desenvolvimento da autonomia no processo de profissionalização, o trabalho do professor na gestão da sala de aula configura-se pela mediação na relação professor-aluno e aluno–aluno. No processo de aprendizagem a distancia necessita-se de um professor que, com seus alunos, forme um grupo de trabalho com objetivos comuns, que incentive aprendizagem de uns com os outros, estimule o trabalho em equipe, a busca de solução para problemas em parceria, que seja um motivador