Mecânica, Sistemas de jogos, Interface
No Jetpack Joyride, versão mobile, ao tocar a tela inicial um novo jogo começa. Tocar e segurar a tela ativa o jetpack fazendo com que o personagem suba. Ao soltar a tela o jetpack é desativado e o personagem desce. Com as movimentações verticais o jogador deve desviar dos obstáculos.
O personagem pode coletar moedas que permitem comprar roupas, jetpacks, gadgets, utilitários e updates nos veículos do jogo. Durante o jogo também podem ser coletados tokens que ao final de cada partida o jogador escolhe se serão vendidos ou utilizados na máquina de prêmios.
A experiência varia de acordo com o perfil do jogador. Quanto mais competitivo maior o nível de adrenalina e estresse. Porém se o objetivo for apenas passar o tempo a diversão é garantida.
Ações e Interface
Embora o principal objetivo do jogo seja alcançar a distância mais longa possível, o jogador também recebe três missões aleatórias e não obrigatórias que mudam conforme são cumpridas.
Quando cumpridas, o jogador recebe estrelas de acordo com a dificuldade da missão e ao atingir o número de estrelas necessárias completa um nível. O jogo é composto de 15 níveis que não impedem o jogador de continuar jogando mesmo depois de completá-los.
Algumas ações como comprar uma combinação de roupa, coletar um número exato de moedas ou simplesmente encarar a tela da loja por 2 minutos também liberam conquistas.
É um jogo de plataforma em 2D de terceira pessoa, onde você faz o papel de Barry.
Sistemas de jogo e Conteúdo
Barry invade um laboratório para comandar jetpacks experimentais e sua missão é guiá-lo evitando obstáculos como mísseis, lasers e campos de energia elétrica.
Quanto mais longe o jogador chega, mais rápido o jogo fica, dificultando o desvio dos obstáculos que aparecem na tela.