Mecanismo de defesa da mente texto
A nossa mente apresenta diferentes mecanismos de defesa que têm o objetivo de dissipar a nossa ansiedade e aumentar a nossa autoestima, diminuindo certos conflitos internos. Apesar disto, distorcem parcialmente a realidade e fazem com que a percebamos de modo diferente.
Não há divergências quanto ao fato de que os mecanismos de defesa são utilizados pelo ego, mas permanece aberta a questão teórica de saber se a sua utilização pressupõe sempre a existência de um ego organizado que seja o seu suporte.
As defesas do ego podem dividir-se em :
a)Defesas bem sucedidas, que geram a cessação daquilo que se rejeita.
b)Defesas ineficazes, que exigem repetição ou perpetuação do processo de rejeição, a fim de impedir a irrupção dos impulsos rejeitados.
As defesas patogênicas, nas quais se radicam as neuroses, pertencem à segunda categorias .Quando os impulsos opostos não encontram descarga, mas permanecem suspensos no inconsciente e ainda aumentam pelo funcionamento continuado das suas fontes físicas, produz
Racionalização: Consiste em uma explicação racional para um problema de ordem emocional. Os Psicanalistas, em tom jocoso, dizem que racionalização é uma mentira inconsciente que se põe no lugar do que se reprimiu.
É um processo pelo qual o sujeito procura apresentar uma explicação coerente do ponto de vista lógico, ou aceitável do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ação, uma idéia, um sentimento, etc., cujos motivos verdadeiros não se percebe.
Projeção: Projeta-se nos outros sentimentos, emoções e pensamentos que na verdade são nossos. Manifesta-se quando o Ego não aceita reconhecer um impulso inaceitável do Id e o atribui a outra pessoa.É o caso do menino que gostaria de roubar frutas do vizinho sem entretanto ter coragem para tanto, e diz que soube que um menino, na mesma rua, esteve tentando pular o muro do vizinho.
Repressão: Consiste em enviar para o inconsciente pensamentos e lembranças desagradáveis,