Psicologia aplicada ao direito
1.1 Senso Comum:
É um modo de compreensão de comportamento que busca nem sempre resultados exatos, concretos e etc. Suas teorias chegam muitas das vezes a serem contraditórias, desorganizadas, não tendo um rigor a ser seguido.
1.2 Conhecimento Científico:
Ao contrário do senso comum, o conhecimento científico é construído sobre fatos concretos, de análise lógica incluindo os instrumentos matemáticos.
O conhecimento científico tem suas raízes sólidas, usando sempre a exatidão, porém nem sempre se torna possível, mas através de estudos coerentes, tenta-se chegar ao mais próximo possível da perfeição.
1.3 Fundador da Psicologia Experimental:
Foi o médico e psicólogo alemão, wihelm wundt que aos 47 anos fundava na universidade de Leipzig na Alemanha, o primeiro laboratório de pesquisas experimentais em psicologia, wundt viveu até seus 88 anos.
1.4 Psicologia Científica:
Estuda o comportamento e os processos mentais sendo que pelo fato de ser uma ciência, ela também desenvolve várias probabilidades em seus dados de pesquisas, por isso a psicologia é diversificada por várias áreas, sendo elas, a psicologia social, educacional, clínica, jurídica e etc.
1.5 Principais Conceitos da Escola Behaviorista:
É a escola que estuda o comportamento, o modo de pensar, agir e de sentir.
Criada nos Estados Unidos por John Watson, porém foi o Dr. B. F. Skinner o grande sistematizador, devido a suas experiências ele desenvolveu a teoria de modelagem que mostrava que quando as consequências de um comportamento aumentavam a frequência dele com o estimulo que se foi usado, ele era chamado de reforço e quando a frequência era diminuída com o estimulo que lhe foi dado, essa seria chamada de punição.
1.6 Principais Conceitos da Escola Psicanalítica:
Surgida no final do século XIX e início do Século XX, pelo médico Sigmund Schlomo Freud e tem como principal tese, a existência de processos inconscientes da mente. Para Freud o