estudante
RESENHA: NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO PSÍQUICO
Londrina
2012
Noções básicas sobre o funcionamento psíquico Quando são avaliados os estágios comportamentais e psicológicos de um individuo devem-se considerar dois pontos: 1) os estágios de desenvolvimento são separados em etapas descontinuas e 2) o que é normal ou anormal varia dentre essas fases e com a idade. Esse capítulo tem como objetivo descrever conceitos básicos de forma resumida e propiciar uma visão geral do funcionamento psíquico ao longo do ciclo vital.
Normalidade
O que é normal ou não depende de normas culturais, dos valores e da época dentro do contexto social. os principais ponto de vista pelos quais esse conceito é compreendido são: 1) Normalidade como saúde; 2) Normalidade como Utopia; 3) Normalidade como média; 4) Normalidade como um sistema de transações. Essas perspectivas em conjunto ou o uso de uma ou outra vai facilitar a compreensão do individuo como um todo, mas é importante que não se use esse conceito como juízo de valor.
O desenvolvimento do sistema nervoso Existem três teorias que explicam como as mesmas vias e padrões de conexões neuronais são reproduzidos em cada cérebro: 1) teoria do crescimento trófico; 2) teoria da competição das células e 3) teoria do movimento dirigido pelas fibras.
Neurônio
O neurônio recebe as informações e transmite para outros neurônios e células, os espaços entre um neurônio e outro são chamados sinapses. A transmição sináptica depende de agentes classificados em: neurotransmissores, neuromoduladores e neuro-hormônios. Devido a fatores genéticos, do desenvolvimento e experiências individuais de cada ser humano, apesar da estrutura ser a mesma entre todos a organização difere de individuo para individuo. Especula-se que devido a heranças genéticas e fatores ambientais como o estresse, podem causar uma predisposição a doenças