mecanismo de defes
R.A: 121212-5
Psicologia Noturno – 4º semestre
Psicopatologia – Maria Dolorez
Atividade extra-classe
“Leitura e redação de outros mecanismos de defesa”
Definição
Denominado por Freud, mecanismos de defesas são manifestações do Ego diante das imposições de outras instâncias psíquicas, o Id e o Superego.Outra finalidade é a de proteger o Ego contra desprazeres psíquicos.Assim os mecanismos de defesas buscam reduzir as manisfestações perigosas ao Ego.Exitem diversos mecanismos de defesas e estima-se que haja pelo menos 15 tipos diferentes.
Alguns mecanismos de defesa
Compensação: Quando há um compensamento de caracteríticas “ruins”, fraquezas por outras que julgam ser melhor. Ex: Um menino que não é popular com as garotas e comopensa sendo estudioso.
Deslocamento: Quando há uma mudança, transferência de energia, sentimento de algo ameaçador para algo neutro. Ex: Quando em um sonho uma pessoa aparece no lugar da outra.
Anulação: Quando a pessoa comete um erro e tem a necessidade de pagar pelo erro. De forma que, a ação errada cometida se anula.
Fantasia; Realizada na mente da pessoa quando ela não consegue satisfazer seus desejos na realidade. Assim, sua anciedade por não viver tal situação se reduz.
Formação Reativa: É um mecanismo que mantém algo recalcado no ICS. De forma que, os pensamentos ináceitaveis são impedidos de voltar a CS e para isso exagera-se, sobrecarrega pensamentos e comportamentos. Ex: Uma pessoa homofóbica extrema e que na verdade é homossexual.
Identificação: Quando há uma assimilação na característica de outra pessoa e isso se torna próprio de sua personalidade. A identificação é a base/pilar da personalidade humana. Ex: Crianças que identificão e tornam suas características parentais.
Negação: Quando a pessoa recusa algo real, que lhe provaca frustação, incômodo. É o mecanismo de defesa menos eficaz. Ex: Uma pessoa que realiza uma ação errada/inaceitável e ao ser confortada coloca a culpa em