Suas terapias
Universidade de Fortaleza
Dezembro de 2013
A PRÁTICA DA PSICOLOGIA NO ENTENDIMENTO DO SENSO COMUM E DE PROFISSIONAIS DA ÁREA EDUCACIONAL
Autores: Jociele Sales, Lourdes Magalhães, Sabrina Araújo
Profa. Orientadora: Maira Maia de Moura
Palavras-chave: Psicologia do senso comum. Psicologia como ciência. Psicologia Escolar. Conceitos e práticas em Psicologia.
Resumo (ARIAL, 11)
O objetivo geral que norteou esta pesquisa foi conhecer como o senso comum entende a Psicologia e como ela é praticada de fato pelo psicólogo, ou seja, ter um primeiro contato com a prática da profissão por meio do conhecimento da percepção das pessoas comuns, assim como, da percepção de profissionais psicólogos. A pesquisa de campo foi realizada no período de setembro a outubro de 2013. A população estudada constituiu-se de quatro mulheres, com idades entre 17 e 55 anos, duas das quais são psicólogas educacionais em outros municípios cearenses e duas que não são psicólogas em Fortaleza-Ceará. Adotou-se a metodologia qualitativa, com entrevistas individuais semi-estruturadas, interpretação das pesquisadoras e diálogo constante com a literatura especializada. O material empírico obtido foi analisado conforme a técnica de análise de discurso. Os resultados apontam para um conhecimento cada vez maior da profissão pelo senso comum, assim como, para uma procura mais consciente do trabalho do psicólogo; para a importância de o profissional da Psicologia buscar conhecimento, supervisão e fazer sua análise pessoal, como também para a importância de se o psicólogo se envolver com uma abordagem mas não se prender a um único olhar sobre a profissão, ou seja, nenhuma prática teórica é inteiramente amparada no desenvolvimento empírico e conceitual de uma abordagem psicológica.
Introdução (ARIAL, 11) O presente trabalho desenvolvido para a disciplina de Prática Integrativa I versa sobre a experiência vivida por nós, três estudantes de graduação em