Max Weber e a Ética Protestante
Uma aplicação teórica da sociologia compreensiva de Max Weber
- Max weber analise da sociedade se concentrou na compreensão da ação social.
- A ética protestante e o espirito do capitalismo (uma de suas obras mais consagrada)
Aplica, com rigor cientifico, os fundamentos de sua sociologia compreensiva.
Analisa as razões pelas quais o capitalismo se desenvolve.
- Tese principal de Weber: capitalismo recebeu contribuição dos hábitos de vida cultivados pelo protestantismo.
- Na obra Weber afirma que a ética protestante teria influenciado o desenvolvimento do capitalismo. (a partir do: abaixo)
Comportamento ascético: vida voltada a valores espirituais que valoriza o trabalho árduo, contrariando o que o cristianismo católico tradicional defendia.
- Para Weber catolicismo oposto ao capitalismo. Combatia o envolvimento de seus fieis em assuntos mundanos, como o comercio e as profissões liberais.
- (Diferente de Karl Marx) Weber compreendia o capitalismo não como um sistema econômico baseado na exploração do homem pelo próprio homem, mas como um conjunto de práticas, ideias e hábitos, uma ação social voltada para determinados interesses. - Necessidade de colocar em prova sua tese, de que a ação social é objeto da reflexão sociológica a partir da analise da ética protestante.
- Weber admite a existência do capitalismo também em outras culturas diferentes da ocidental. Segundo ele, o capitalismo moderno (orientado por uma ação social racional) é uma novidade no Ocidente.
*Ação social: pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. Qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos.
Todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas.