Max Weber - A ética protestante e o espirito do capitalismo
"Lembre-se que o tempo é dinheiro. Para aquele que pode ganhar dez shillings por dia pelo seu trabalho e vai passear ou fica ocioso, não deve se computar apenas o gasto, mas também o tempo perdido, que poderia ter gerado mais dinheiro"
"Lembre-se que o dinheiro é de natureza prolífica e geradora. O dinheiro pode gerar dinheiro, e seu produto gerar mais, e assim por diante."
Estas citações do livro de Benjamin Franklin, explicam claramente que o espirito do capitalismo é: não perder tempo, acumular e investir. Notando Weber que os primeiros grandes países capitalistas: EUA, Inglaterra e Holanda eram países predominantemente de protestantes calvinistas, proclama sua tese de que o calvinismo, gera o espirito capitalista que por sua vez gera o capitalismo. Esta tese explica-se que no calvinismo, as pessoas já nascem predestinadas, ou seja, para eles um escolhido de Deus era quem obtivesse sucesso no trabalho e resistência ao pecado. Esta é a ética protestante, que ao invés de gastar com música, dança, festas, luxos... atos estes considerados pecaminosos segundo o calvinismo, valorizavam o trabalho e acumulavam dinheiro para reinvestir e não gastar.