teste binomial
2013
INTRODUÇÃO
Nos primórdios da estatística, desde que o homem se organiza em sociedade, ela aparece como processo organizado de contagem, seja ela de pessoa, cereais,frutas etc... Estes processos de contagem eram, posteriormente, apresentados a sociedade através de tabelas e gráficos.
A palavra estatística aparece sempre ligada a coisa do Estado (status), mas só no século XVII a estatística é tida como uma disciplina autônoma destinada a descrever fatos ligados ao estado. A estatística era associada ao processo político, como base para o planejamento do Estado.
Esse processo de contagem do todo, denominado Censo, não é um procedimento dos tempos passados. Na verdade ela constitui uma importante área da Estatística.
Relativamente a totalidade dos dados, há uma outra linha de trabalho que é conhecida como Estatística Descritiva, que procura expressar as informações mais relevantes contidas num conjunto de dados através do calculo de valores. Cada um destes valores resume de uma forma especifica o conjunto de dados.
Mais recentemente, surgiu outro campo da estatística que designa-se por Estatística Indutiva ou Inferência Estatística.
Esta estatística preocupa-se em estimar o verdadeiro valor desconhecido do parâmetro de uma população e testar hipóteses com respeito ao valor dos parâmetros estimados, ou a natureza da distribuição da população.
Aqui é que surge uma separação, ou sabemos a partida qual a distribuição da população (Estatística Paramétrica), ou não sabemos qual a sua distribuição (Estatística Não Paramétrica).
Os primeiros métodos da estatística não paramétrica foram referidos por John Arbuthnot em 1710. Estes começaram a ter maior impacto só a partir de 1942 com Wolfowitz. A partir daí o interesse aumentou de uma forma rápida.
Hoje a estatística não paramétrica é considerada como um dos campos mais importantes da estatística. As técnicas que advêm desta categoria são usadas com grande frequência nas ciências físicas,