Sociologia
Em nossa opinião a ética está mais ligada a moral ao senso comum. Com isso a ética deixou de legado para o ser humano foi à importância da vida, pois o ser humano não consegue viver em grupo sem a ética, se relacionar com outras pessoas.
A ética é o modo de ser, ela ajuda o ser humano a viver melhor, pois tem uma reflexão teórica, que analisa e critica um determinado sistema moral. A moral não pensa na liberdade e na dignidade do individuo, e a ética tem como ponto de partida esses dois valores.
O ser humano deve agir eticamente, pois assim ele não age individualmente e sim coletivamente. Para alguns pensadores como Sócrates acredita no intelectualismo ético, ou seja, não existe erro, mais sim ignorância.
A ética se preocupa, com as formas humanas de resolver as contradições entre necessidades e possibilidades, entre o individuo e o social entre outras. A ética pode ser considerada o estudo das ações dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento, sobre os costumes das ações humanas.
A ética deve buscar a formação moral dos indivíduos vivendo em sociedade. Esta formação deve atender á felicidade coletiva, ao bem comum.
A ética significa falar da liberdade. A ética nos lembra das normas e da responsabilidade. Mas não tem sentindo falar de norma ou de responsabilidade se a gente não parte da suposição de que o homem é realmente livre. Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir é porque ao menos teoricamente podemos não agir deste modo. Se alguém afirma que o determinismo é total, então não há mais ética. Pois a Ética se refere às ações humanas, e se elas totalmente determinadas de fora para dentro , não há espaço para a liberdade , como autodeterminação e consequentemente, não há espaço para ética .