MAX SCHELER
Resumo: O objetivo específico desta reflexão é descrever a proposta scheleriana de reformulação da noção de ética a partir da “ética material dos valores”. O estudo se concentra em descrever as três bases essenciais da ética formal de Kant e ao mesmo tempo apresentar as objeções de Max Scheler.
Prolegômenos
“Todas as ciências devem doravante preparar o caminho para a tarefa futura do filósofo, sendo esta tarefa assim compreendida: o filósofo deve resolver o problema do valor, deve determinar a hierarquia dos valores.”
Friedrich Nietzsche
Em 1559, Camões e Dinamene, companheira chinesa do poeta, navegavam pelo rio Mecon, na Indochina, quando sofreram um naufrágio. Dizem, as más línguas, que Camões teria conseguido salvar a si mesmo e aos manuscritos deOs Lusíadas enquanto Dinamene morria afogada. Suponha-se que isto tenha realmente acontecido. Quais seriam as razões de Camões justificar tal escolha? O que o fez pensar que aqueles manuscritos expressavam um grau de valor acima da vida de sua mulher? É possível encontrar algum fundamento que possa assegurar ao poeta de que ele agiu bem ao escolher salvar os manuscritos ao invés de resgatar Dinamene?
A axiologia é a disciplina filosófica que se propõe a refletir sobre o fundamento valorativo de questões como as que apresentamos acima. No entanto, só recentemente o termo “axiologia” foi reconhecido de modo significativo na linguagem filosófica. Embora seja recente, o objeto de análise da axiologia já foi arrazoado por muitos filósofos no passado. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e os escolásticos, por exemplo, ao tratarem do conceito do bem e do mal, inevitavelmente terminavam por considerar o tema do real “valor” das ações humanas. Ora, o mesmo parece ocorrer com os filósofos modernos como Descartes, Hume, Leibniz, Wolff e Kant, por exemplo.
De fato, o tratamento