MAX SCHELER X HUSSERL fenomenologia
Resumo
Conhecer a Historia de Max Scheller, suas idéias,suas principais obras e influência de Husserl.
Palavras-chave: Max Scheller. Influência de Husserl.
INTRODUÇÃO
Max Scheller (1874-1928) foi um filósofo fenomenologista, preocupado especialmente com a filosofia dos valores. Conheceu Husserl na Universidade de Lena, mas não foi seu aluno. Para alguns comentadores, como, por exemplo, para Nicola Abbagnano (Storia della Filosofia, TEA, Milano, 1995 -1999, vol VI, p. 453) ele deve ser classificado como um filósofo fenomenologista, embora Frederick Coppleston, S. J.(A History of Philosophy, Image Books, New York, 1994, Vol. IX, p. 293), não o tenha por tal. De qualquer modo, ele pelo menos adotou o método fenomenológico de Husserl, e como a adoção de um método supõe a admissão pelo menos de alguns de seus princípios, fica difícil negar que Scheler seja um filósofo da escola fenomenológica.
MÉTODO
Foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, e sites,que versavam sobre o tema dentro das abordagens científica, filosófica e poética. Para uma melhor organização dos dados, estes foram divididos, didaticamente, em Biografia, Influências das Ideias de Husserl, Principais Obras, Suas teorias, Vida de Max Scheler.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
BIOGRAFIA MAX SCHELLER
(1874 - 1928) Filósofo alemão nascido em Munique, de importância fundamental para a filosofia sociológica. Estudou na Universität Jena, onde continuou como professor e entrou em contato com o também filósofo germânico Rudolf Eucken (1846-1926), que veio influenciá-lo inicialmente, quando este lhe expôs sua concepção de um mundo ideal. Passou a lecionar em Munique (1907) e a partir do contato (1910) com discípulos de Edmund Husserl (1849- 1938), impressionou-se com o estudo da fenomenologia daquele filósofo e procurou descobrir a essência das atitudes mentais e a relação destas mantém com seus objetos, fundando assim a sua chamada ética material dos valores. Morou em Berlim