etica
Resumo: Este artigo tem como objetivo, a partir da obra “a posição do homem no cosmos”, analisar o pensamento do filosofo Mas Scheler, em uma perspectiva antropológica do homem, na qual abordará a posição do homem que ocupa no mundo, e em que sentido ele é superior aos outros seres no contexto em que está inserido. Scheler no inicio de sua obra aborda os níveis do mundo biopsíquico. Começa o nível no impulso afetivo das plantas, e em seguida o instinto, a memória associativa e a inteligência prática. Por fim, concebe o homem como um ser espiritual, que é a essência do homem.
Palavras chaves: homem, posição, cosmos,espírito.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo, en el libro "la posición del hombre en el cosmos", analizando el pensamiento del filósofo Scheler Pero, desde una perspectiva antropológica del hombre, que abordará la situación del hombre que ocupa el mundo, y sentido de que es superior a otros seres en el contexto en el que aparece. Scheler al comienzo de su obra trata de los niveles de mundo bio-psíquico. Recibe nivel impulso afectivo de las plantas, y luego el instinto, memoria asociativa y la inteligencia práctica. Por último, ve al hombre como un ser espiritual, que es la esencia del hombre.
Palabras clave: hombre, posición, cosmos, espirituales.
Presente artigo trata-se de uma análise antropológica filosófica do homem, feita pelo filósofo alemão Max Ferdinond Scheler (1874-1928), baseado na obra a posição do homem no cosmos. Scheler aborda o homem, como pessoa, o ser humano é estudado integralmente. Ele recebeu várias influencias: o catolicismo, tendo como base os valores cristãos, em seguida, a doutrina teísta e por último, passou adotar o panteísmo defendido pelo filosofo Hegel, que foram determinantes para seu pensamento.
A