Assessoria de Comunicação Integrada
Michele A. de Souza
Professora: Lígia Nadjzion
Universidade do Vale do Itajaí – Univali
Disciplina: Assessoria de Comunicação Integrada
Novembro/2014
RESUMO
A gestão da comunicação tem passado por profundas transformações nas duas últimas décadas. As principais razões desse novo panorama estão no aumento da concorrência, no novo perfil dos públicos e na crise econômica. Nesse mercado, que exige, portanto, criatividade, atenção redobrada aos públicos e baixo custo nas ações comunicativas, a atuação isolada de uma área da comunicação já não atende às demandas das organizações, por isso, a comunicação integrada possui um papel muito importante nesse cenário.
INTRODUÇÃO
Uma nova prática comunicacional que vem sendo implementada com sucesso nas organizações nos últimos 20 anos e que tem sido foco de estudos por parte de pesquisadores é a comunicação integrada. Esse artigo analisa a comunicação integrada, apresentando as habilitações da comunicação social, as funções que cada profissional exerce na comunicação integrada e as vantagens do emprego dessa atividade nas organizações.
DESENVOLVIMENTO
O tema é recente e vem sendo discutido com mais ênfase desde os anos 80, quando a produção de obras com referência ao assunto aumentou. Por meio do desenvolvimento de sérios estudos, pesquisadores revelaram a importância de se trabalhar a comunicação integrada nas organizações. De lá para cá vários autores têm falado sobre a importância e o emprego da comunicação integrada.
Comunicação integrada é a estruturação da comunicação nas organizações que congrega dois vértices: comunicação institucional e comunicação mercadológica. Essa atividade parte do princípio de que se deve trabalhar integradamente todas as 4 áreas das organizações que lidam diretamente com os públicos, tais como: jornalismo, produção editorial, publicidade e propaganda, relações públicas, entre outras. Desse modo, serão alcançados resultados positivos nas