documentos diversos mecatronica
Para avaliar o significado da Mecatrônica, deve-se retroceder aos anos 70 no
Japão, quando os japoneses, que até então consideravam diversas atividades independentes umas das outras, constataram a necessidade de interligá-las. Dai surgiu o conceito sobre a Mecatrônica, visando realizar a fusão da mecânica com a eletrônica.
Dez anos mais tarde, outros países industrializados tomaram consciência das vantagens desta política, notadamente no campo das máquinas de comando numérico, das fotocopiadoras, dos sistemas de controle automático, dos motores de automóveis, etc.
Em 1985, a Comunidade Econômica Europeia criou a Comissão de
"Mecatrônica", com o objetivo de favorecer a sinergia entre engenharia mecânica de precisão, comando eletrônico e noção de sistema pluridisciplinar no desenvolvimento de produtos e processos de fabricação inovadores, incluindo;
Análise, modelização e concepção;
Sensores, acionadores
Técnicas de comando;
Técnicas de interconexão;
Mecanismos otimizados.
A Mecatrônica enriquece a abordagem do sistema pela "fusão tecnológica", que associa estreitamente tecnologias diferentes. A interação entre especialistas não resulta, neste caso, numa simples interface ou adaptação, mas sim num produto novo dedicado a uma aplicação e otimizado. Esses especialistas são geralmente oriundos das áreas de mecânica, controle de processos, eletrônica ou processamento de dados.
A Mecatrônica é resultado de uma verdadeira fusão de tecnologias; assim, os limitadores de curso são substituídos pelos sensores que se tornam inteligentes, isto é, fornecedores de informações de utilização, manutenção e gerenciamento; a precisão dimensional sendo, às vezes, substituída por sistemas adaptativos que incluem algoritmos de regulagem, baseados em modelos matemáticos complexos. Uma peça mecânica sã pode ser projetada, nestas condições, para atender a uma necessidade global e não mais localizada, levando