Maurits cornelis escher
Com 13 anos começou a freqüentar uma Escola Secundária em Amheim, para onde os seus pais se haviam mudado em 1903. Ele não era o que se pode chamar um bom aluno. Em 1907 começou a aprender piano e carpintaria. A escola foi para ele um pesadelo. No segundo grau suas notas eram bastante ruins a não ser nas aulas de artes, cuja professora logo se interessou pelo seu talento indiscutível e o incentivou bastante. Juntamente com o amigo Kist, mais tarde juiz de menores, fazia já nessa altura linoleogravuras. Foi duas vezes reprovado. Também não conseguiu obter o diploma final, pois nem sequer em Arte teve boas notas. Este resultado afligiu mais o professor de Arte, F. W. van der Haagen, do que o próprio aluno. A obra que resta do seu tempo escolar mostra um talento acima do normal; mas o "Pássaro numa gaiola", o trabalho prescrito para o exame, não obteve do júri nota suficiente.
Em 1917 a família Escher estava se mudando para Oosterbeek. Durante este ano e os seguintes M. C. Escher estava muito envolvido com literatura, e viria a escrever seus primeiros poemas.
O pai de Escher achava que o filho deveria tirar um curso no âmbito das ciências exatas e tornar-se arquiteto, pois tinha claramente talento artístico. Assim, Escher foi em 1919 para Haarlem, para estudar na Escola de Arquitetura e Artes Decorativas em Delft, sob a orientação do arquiteto Vorrink. O seu estudo de Arquitetura não durou muito tempo, pois devido à saúde fraca, foi rejeitado do alistamento militar o que fez com que ele não pudesse