Matéria da 10ª classe
A palavra historia, é de origem grega, e significa averiguação ou investigação do conhecimento; com o andar dos tempos passou também a designar relato ou narração dos acontecimentos.
A história é diferente da Estória, que é uma invenção ou fruto da imaginação do homem (escritores), enquanto a história é uma ciência que estuda os factos que realmente aconteceram.
O objecto de estudo da história é o homem, ou melhor, os homens no tempo. Sendo assim a história é a ciência que estuda a vida do homem ao longo do tempo.
A história dá aos factores humanos a sua dimensão no tempo; fornece os antecedentes e os dados de um grande número de problemas actuais; proporciona o sentido da continuidade; desenvolve o espirito critico e de reflexão; permite conhecer melhor o homem e ensina a relatividade das coisas.
Actualmente a história não se interessa apenas pelo passado, mas também pelo presente.
Hoje, para nós podermos viver com as comodidades que desfrutamos (transportes, comunicações e saúde), para nós podermos ter acesso a cultura e a participação na vida política, outros homens antes de nós trabalharam, lutaram, inventaram e progrediram.
O papel ou função da história na sociedade é de informar e sobretudo, formar e educar as novas gerações no sentido de conservarem e respeitarem os valores históricos, morais cívicos e culturais dos nossos antepassados.
Fontes Históricas
As fontes históricas ajudam a conhecer a vida do homem no passado, pois constitui um método de se estudar a história, funcionando como suporte principal, ou seja não se pode contar história sem fontes.
As fontes podem ser: Materiais; Escritas e orais.
Fontes Materiais – são ruinas de construções antigas, utensílios domésticos, armas, esculturas, barcos, moedas que os homens utilizaram nos tempos antigos.
Fontes Escritas – são todos os documentos escritos quer sejam cartas, contratos, livros, leis, lista de impostos, etc.
Fontes Orais – são narrativas transmitidas oralmente de