Como as organizações podem ser sustentáveis em se tratando de pessoas?
"Como as Organizações podem ser sustentáveis em se tratando de pessoas?"
O termo "sustentável" vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Diante disso, podemos entender que Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições de um processo de forma a permitir sua permanência, em certo nível, por prazo determinado. Mariano Gordinho, Presidente da ABRADIST.
A sustentabilidade foi criada a partir do conceito de Desenvolvimento Sustentável que começou a ser difundido na década de 80, na 1ª manifestação do governo mundial. No começo levava-se em conta apenas a questão ambiental, em relação ao desmatamento e aquecimento global, porem ao longo dos anos percebeu-se que um segmento desencadeia outros.
Foram criados diversos conceitos sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Considerando que um conceito seria derivado do outro, as organizações encontraram uma brecha para garantir o seu sucesso. Passou se a pensar na sociedade, e na importância da construção de sua reputação e credibilidade a partir de questões como transparência, ética, cidadania corporativa e responsabilidade social empresarial.
Algumas empresas aderiram ao desenvolvimento sustentável apenas por oportunismo, o que pode ser muito perigoso, pois se deve lembrar que a sustentabilidade organizacional deve fazer parte da filosofia da organização, de seus funcionários, na cadeia produtiva ate seu consumidor final, pois mudanças bruscas podem causar impactos na cultura da empresa e levar a grandes prejuízos.
No entanto varias empresas se adaptaram ao conceito e perceberam que podem ser sustentáveis interagindo com seu ecossistema e gerar maiores ganhos para ambas as partes, embora essa consciência esteja mais presente na classe média alta, as pessoas no geral estão mais atentas e possuem maiores oportunidades de entendimento, levando em consideração que nos anos anteriores falar em