Matrizes
Igualdades
Operações: Adição, subtração e multiplicação
Catu,BA
2015
Vanessa Sena
Marlom Rodrigues
Andrei Henrique
Thyelle Carvalho
Wandy Mariana
Géssica Santos
Elizane Cardeal
Daniemerson Vieira
Relatório referente a apresentação do seminário com a temática de “Matrizes”, proposto e orientado pela professora Débora, na disciplina de Matemática ao segundo ano do curso de Química, turma B.
Catu, Ba 2015
Introdução
Neste trabalho, o leitor irá encontrar conceitos e aplicações referentes à igualdades e operações de adição, subtração e multiplicação de matrizes, procurando apontar o desenvolvimento dos conceitos, mas também mostrando os atalhos nas resoluções de problemas e cálculos matemáticos.
Antes de falarmos da adição, subtração e multiplicação de matrizes, iremos relembrar do que uma matriz é formada: toda matriz tem seus elementos que são dispostos em linhas e colunas.
A operação com qualquer matriz sempre resultará em outra matriz, independentemente da operação utilizada. A quantidade de linhas e colunas deve ser maior ou igual a 1. Cada elemento vem representado com a linha e a coluna que pertence.
Exemplo: Dada uma matriz B de ordem 2x3 o elemento que se encontra na 1º linha e 2º coluna será representada por b12
.
Igualdades
Para que duas ou mais matrizes sejam consideradas iguais elas devem obedecer a algumas regras:
• Devem ter a mesma ordem, ou seja, o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas.
• Os elementos devem ser iguais aos seus correspondentes.
Considere A = (aij) e B (bij) duas matrizes de ordem m x n, elas serão consideradas iguais se todos os elementos correspondentes de A e B forem dois a dois iguais.
Então se A = B, sabemos que cada elemento aij de A é igual ao elemento correspondente bij de B
Operações de Matrizes:
Adição
As matrizes envolvidas na adição devem ser da mesma ordem. E o resultado dessa soma será também outra matriz com a mesma ordem.