Matrizes
Matrizes
Faculdade Anhanguera Educacional - FACNET
Aluna: Lucimara Aguiar da Silva
Curso: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações RA: 2008198968
Matriz
Definição
Intuitivamente, uma matriz é uma lista de números, dispostos em linhas e colunas, ou seja, é um tipo de tabela.
Matriz
A matriz acima tem 4 linhas e 3 colunas, então pode ser chamada de matriz 4 × 3 (matriz 4 por 3). Além disso, pode-se ter matrizes de muitas formas diferentes. A forma de uma matriz é o nome das dimensões da mesma (m por n, quando m é o número de linhas e n é o número de colunas). A seguir são indicados alguns outros exemplos de matrizes, adotando outras possíveis notações.
Este é um exemplo de matriz 3 × 3:
Esta matriz tem a forma 5 × 4:
Aqui, tem-se uma matriz 1 × 6:
As matrizes são objetos matemáticos que além de permitirem uma boa organização espacial de conjuntos de dados numéricos, podem ser operadas com números (multiplicação por escalar) e com outras matrizes (sendo adicionadas, multiplicadas, etc). Entender as operações sobre matrizes é essencial para o aprendizado de Álgebra Linear.
Uma matriz é formada por linhas, que são conjuntos de dados dispostos horizontalmente e por colunas, conjuntos de dados dispostos verticalmente. Cada elemento presente em uma matriz é indicado por uma letra minúscula que possui como índice um par ordenado que representa o número da linha e o da coluna. Costuma-se representar total de linhas de uma matriz pela letra m e o número total de colunas por n. Os valores de m e de n são as dimensões da matriz.
Exemplos de matrizes
A matriz a seguir é uma matriz de ordem 2×3 com elementos naturais.
Nesse exemplo, o elemento é 2, o número na primeira linha e segunda coluna do quadro.
De forma geral, numa matriz A de ordem m × n, o elemento é o símbolo na i-ésima