China
Nesse trabalho irei falar sobre a economia, população, suas regiões naturais e sobre o socialismo na China, dissertando sobre seus diversos aspectos e como a China alcançou o 2º lugar de maior potência mundial. Veremos também como este país localizado na Ásia que tem como capital Pequim, língua oficial o mandariam e vive em regime socialista digere todos os problemas em sua sociedade.
ECONOMIA:
A China atualmente é a 2º maior potência econômica mundial -Fechou 2011 com USD $ 7,744.133 trilhões com crescimento médio do PIB de 2,15 por cento- e detém um grande poder econômico.
Este avanço se deve por, principalmente em 1990, a China ter entrado na economia de mercado e acabar por se ajustar no mundo globalizado. Ela é a maior produtora mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos -principalmente milho e arroz- que tem como forma de agilizar o processo de retirada dos grãos a agricultura mecanizada.
Para um maior ganho ao país, a China investiu em educação, principalmente na área técnica. Também investiram bastante nos últimos tempos em infraestrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos e também a construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes. Participam do bloco econômico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com Japão, Austrália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países.
Porém, mesmo com toda essa crescente econômica na China ainda sim grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo; os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra, fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país. E um agravante ambiental resultada dá