Matrizes Asiáticas
(Introdução)
O hinduísmo por muito tempo ficou restrito à Índia, sendo apresentado ao mundo no final do século XIX (dezenove), e sua divulgação ocorreu graças ao conhecimento do processo de desenvolvimento da cultura indiana. Muitas das marcas deixadas no povo indiano foram resultado da ação imperialista inglesa.
Sempre quando falamos na história indiana, lembramos de Mahatma Gandi, que foi um homem que trouxe à tona todas as desonras da colonização inglesa e mostrou que é possível vencer o inimigo sem o uso da violência.
(Apresentação)
A religião Hinduísta é fundamentada nos escritos mais antigos, os Vedas. Podemos dizer que hinduísmo se estrutura pela junção de várias formas de cultuar a natureza e os deuses existentes nela. Essa crença em vários deuses, um para cada situação, foi base para uma cultura caracterizada pela mística sempre presente.
A base do Hinduísmo são seus escritos sagrados, que são considerados atemporais, ou seja, alguns de tempos primitivos.
Além de politeísta, a religião organizou a sociedade pela divisão em castas, que eram camadas sociais, atribuídas conforme o indivíduo cumpre sua passagem na terra.
(EXPLICAÇÃO DE CASTAS)
1 - Os brâmanes (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma);
2 - Os xátrias (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma);
3 - Os vaixás (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma) ;
4 - Os sudras (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.
Os Párias, ou intocáveis, eram os marginalizados da sociedade, que são considerados sem casta.
A religião em si não há um fundador específico, porém podemos falar em “santos”, que são os homens que pela sua entraga ao Sagrado acabaram formando seitas, que foram chamadas de “ascetas”, homens que dedicam sua vida à purificação do corpo e da alma abrindo mão da vida comum.
O hinduísmo é considerado a terceira cultura religiosa em número de fiéis, e suas doutrinas influenciam na organização da sociedade.
(Adicional)
A base