Bacia do Pacífico
• Onde se localiza a Bacia do Pacífico
A Bacia do Pacífico compreende grande parte do oceano Pacífico , em especial formando um triângulo aproximado entre a costa oeste dos Estados Unidos , Austrália e Nova Zelândia e leste asiático.
• Região do Oceano Pacífico. Países estratégicos do ponto de vista político e econômico, e com economias desenvolvidas
China e Japão, grandes potências econômicas, a primeira vem, a cada década, aumentando sua influência política e militar na região. Economias desenvolvidas como a da Austrália e Nova Zelândia e os chamados Tigres Asiáticos, países com um significativo dinamismo econômico. Destacando a Coréia do Sul e Taiwan.
• Rotas comerciais marítimas mais significativas dessa região
São aquelas entre a costa oeste dos Estados Unidos, Japão, algumas localidades do sudeste da China, Cingapura e Austrália .
• O que acontece em sua parte Ocidental
Os países da Bacia do Pacífico enfrentam significativas disputas sobre a soberania de algumas ilhas que apresentam localização estratégica e jazidas de petróleo e gás. Essas disputas é maximizada devido a fatores históricos que remetem as guerras Russo-Japonesa, Sino Japonesa e a II Guerra Mundial, quando o japão exerceu um considerado imperialismo em toda região. A expressão Bacia do Pacífico associou-se à noção de um bloco econômico na década de 1970, quando os chamados Dragões Asiáticos - Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coréia do Sul - empreenderam a sua acelerada arrancada industrial.
Em parte, essa arrancada foi impulsionada por investimentos japoneses diretos, deslocados do arquipélago pelo aumento dos custos de produção associado aos choques de preços do petróleo e à elevação dos salários internos.
Uma década depois, outros Dragões despontavam: Tailândia, Malásia e Indonésia. Mais uma vez, os capitais industriais japoneses desempenharam o papel de alavancagem. Em meados da década