A Bacia do Pacífico: aspectos econômicos e naturais.
A região abrange extensa área, formada pelos países banhados pelas águas do oceano Pacífico; por isso, ela é conhecida como Bacia do Pacífico. Os países que se encontram nessa região, muitos fazem parte da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec). No âmbito político, as desigualdades também são acentuadas, havendo desde nações democráticas, como Austrália e Nova Zelândia, até países que adotam regimes fechados e autoritários, como a China.
Os países localizados na região da Bacia do Pacífico apresentam alguns aspectos físico-geológicos comuns. Chamado Círculo ou Cinturão de fogo do Pacífico. Os limites entre essas placas estão continuamente sobtensão por causa da força do atrito entre elas. O limite de resistência da borda de umas das placas é atingindo , as rochas se rompem , provocando terremotos ou erupções vulcânicas. Dessa forma, podemos afirmar que os vulcões são elementos de destaque muitas das paisagens naturais dos países que compõem a Bacia do Pacífico.
Além do litoral da Ásia, o oceano Pacífico banha a Oceania. No entanto, a maioria das ilhas que compõem a Oceania não tem mais que alguns Km² de área, e foram formadas por antigos vulcões e por recifes de coral. As centenas de arquipélagos que formam a Oceania estão divididas em três grandes conjuntos: a Melanésia, a Micronésia e a Polinésia.
Japão: o gigante do oriente
Essa posição deve - se à diversidade de seu parque industrial e também ao fato e de abrigar universidade e centros de pesquisas, onde se desenvolvem as mais avançadas tecnologias. A população usufrui de excelente qualidade de vida, com renda per capita média de 38 mil dólares anuais e com uma alta expectativa de vida, cerda de 82 anos, que fazem os japoneses terem um IDH de 0,953, um dos melhores. Essa conquista economicamente do Japão foi devido à ajuda dos Estados Unidos, após eles terem destruído o Japão. Esses recursos foram pra obra de infraestrutura e novas