geografiaa
41. O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973. Sobre o Proálcool, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Baseou-se em uma forte política de subsídios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundiário no país.
b) Contribuiu para atenuar a crise do setor açucareiro brasileiro na década de 70, devido aos baixos preços internacionais do açúcar.
c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrícolas, evitando investimentos em plantações e usinas já existentes.
d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias “limpas” por aproveitar a cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.
e) Ocasionou uma série de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resíduos da produção de álcool.
42. Com relação às características dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O fenômeno La Niña está relacionado com a diminuição da temperatura do Oceano Pacífico.
b) O fenômeno El Niño provoca enchentes no sul e secas no nordeste e norte do Brasil.
c) São fenômenos climáticos caracterizados por mudanças periódicas na temperatura do Oceano Pacífico.
d) O sudeste brasileiro apresenta inverno com temperaturas muito baixas em anos de El Niño.
e) Uma das conseqüências sócio-ambientais de tais fenômenos é a desestruturação da produção agrícola.
43. Durante boa parte da década passada, as maquiladoras representaram o símbolo do suposto milagre econômico do México, após seu ingresso no North American Free Trade Agreement (Nafta), com os Estados Unidos e o Canadá. O pico da expansão das maquiladoras foi alcançado em 2000, quando no norte do México, ao longo da fronteira com os EUA, chegaram a funcionar cerca de 3.600 fábricas desse tipo, com 1,3 milhão de funcionários, que exportaram o