Resenha o Conceito de coparentalidade

736 palavras 3 páginas
FRIZZO, Giana Bitencourt; KREUTZ, Carla Meira; SCHMIDT, Carlo; PICCININI, Cesar Augusto; BOSA Cleonice. Artigo: O conceito de Coparentalidade e suas Implicações para a pesquisa e para a clínica. Rerv. Bras. Cresc. Desenv. Hum. 2005.

O presente artigo trata-se de estudo que tem por objetivo revisar o conceito de coparentalidade e suas implicações para a pesquisa e para a clínica. Para tanto, foi examinado a origem e a evolução do conceito e sua relevância para o contexto atual, visto que o uso deste conceito nas pesquisas tem sido ampliado, modificando uma concepção que enfatizava o par (que os autores denominam de díade) da relação mãe-criança para uma concepção com base na triade mãe-pai-criança.
A coparentalidade, do inglês coparenting, é um conceito que se refere à extensão na qual o pai e a mãe dividem a liderança e se apoiam nos seus papéis de autoridades da família, ou seja, nos papéis parentais. O uso do termo coparentalidade parece ser bastante recente, pois a primeira referência apareceu há menos de 30 anos na literatura revisada, pois o conceito parece ter surgido no contexto de famílias divorciadas, possivelmente porque quando os pais se separam, a relação coparental é a única arena em que eles continuam a se relacionar. É importante conceituar alguns termos da abordagem sistêmica para diferenciar o conceito de sistema conjugal, parentalidade e coparentalidade. De acordo com Minuchin o sistema familiar se diferencia e realiza suas funções através de subsistemas descritos em alguns níveis. Cada um deles pertence a diferentes subsistemas, nos quais possui diferentes graus de poder e onde aprende habilidades diferenciadas. Uma das funções do subsistema conjugal é conseguir uma fronteira que o proteja das exigências e necessidades dos demais subsistemas, especialmente quando o casal tem filhos. O subsistema conjugal é vital para o crescimento dos filhos, pois ajudará a constituir seu modelo para relações íntimas. A principal diferença entre o

Relacionados

  • LIVRO PROPRIET RIO Sociologia Jur dica e Judici ria
    39085 palavras | 157 páginas
  • Livro
    85599 palavras | 343 páginas