amanha
A América do Norte limita-se ao norte com o oceano Ártico, a leste com o oceano Atlântico, a oeste com o oceano Pacífico e ao sul com a América Central e o Caribe.
Aspectos naturais
Relevo: Orientado no sentido norte-sul, o relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.
As cordilheiras ocidentais dividem-se, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba (5.699m) e o Popocatepetl (5.451m), que fecham o planalto mexicano. O ponto culminante é o monte McKinley (6.194m), no Alasca.
Entre os acidentes geográficos principais contam-se as penínsulas da Flórida e do Yucatán, que flanqueiam o golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia.
As maiores ilhas estão situadas ao norte: Groenlândia, a maior do mundo, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin.
Hidrografia: A principal característica da hidrografia do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de 250.000km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara. No Canadá há vários lagos glaciais, como o Winnipeg, o Grande Lago do Urso, o Atabasca, o Manitoba e o Grande Lago do Escravo.
O principal rio é o Mississippi, com uma bacia de 4.600.000km², e que percorre os Estados Unidos de norte a sul. Seus principais afluentes são o Missouri, o Arkansas e o Ohio. Nas encostas dos Apalaches nascem os rios Hudson, Delaware, Susquehanna e o Potomac, que deságuam no Atlântico.
Outros rios importantes são o São Lourenço, Frazer, Mackenzie e Nelson, no Canadá, e o Yukon, no Alasca, além do Colúmbia e o Colorado, no oeste dos EUA. Entre os rios do