Amanha
Crises no balanço de pagamento – BP: que é também chamado de contabilidade nacional porque nele são registradas todas as transações do país ‘’ seja em valores monetários ou em produtos vendidos ou comprados’’.
Taxas de juros: que significa a taxa básica de mercado estipulada pelo governo que por sua vez é quem determina o preço do dinheiro na economia.
Valorização ou desvalorização da taxa de câmbio: trata-se das flutuações na taxa de câmbio, que é o valor da moeda nacional em relação à moeda estrangeira “determinada pela taxa de câmbio” quando a mesma varia para mais ou para menos.
Ciência econômica: é a ciência que estuda a aplicação dos recursos escassos e as necessidades ilimitadas do homem, visando satisfazê-las. Contém vários conceitos importantes que formam a base e o objeto do estudo da ciência econômica – escolha, escassez, necessidades, recursos, produção, distribuição.
Por que os recursos são escassos: porque as necessidades humanas são sempre ilimitadas.
Por que as necessidades são sempre ilimitadas: por que o homem nunca está satisfeito com o que possui.
Composição da economia positiva: economia descritiva e a teoria econômica.
Economia descritiva: senso comum, empirismo. É o conjunto de observações do mundo real, identificando os fatos econômicos geralmente superficiais que antecedem o conhecimento sistematizado. Pode ser denominada como história econômica ou do pensamento econômico.
Sistematização científica da teoria econômica: micro e macro. Microeconomia, principalmente a partir de 1870 em diante / Macroeconomia, que apesar de ter vivido seu primeiro ensaio na escola fisiocrática, só veio a ocorrer definitivamente a partir de 1936 com Keynes.
Economia normativa: política econômica ‘normatização’, ou seja, é a denominada economia normativa ‘é como a política econômica está moldada’. Hoje é representada pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.