Melissa
A Grendene foi fundada em 1971, pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, fabricando telas para garrafões de vinho produzido na Serra Gaucha, em substituição a peças confeccionadas em vime. Foi pioneira também no uso da poliamida em componentes de calçados.
Em 1980, foi inaugurado a matrizaria, fabrica destinada a produzir matrizes dos calçados de plásticos , localizada em Carlos Barbosa, RS. A produção de calçados, na primeira década, concentrou-se nesse Estado, acompanhando o desenvolvimento da industria brasileira de calçados feminino.
Em 1979, Pedro Grendene Bartelle, inspirado nas sandálias de tiras dos pescadores da Riveira Francesa, teve a ideia que daria a empresa um de seus principais produtos e marcas: a sandália Melissa Aranha. No mesmo ano a empresa utilizou como instrumento de marqueting a novela da Rede Glodo, Dancing Days, a sandália era usada pela personagem vivida pela atriz Sônia Braga.
Essa ação de merchandising fez com que o produto se tornasse conhecido no mercado brasileiro, passando de um simples calçado de plástico injeitado a símbolo de moda.
A marca Melissa foi introduzida no mercado externo em 1983.
A empresa apostou em parcerias com grandes designers internacionais. Em outubro de 1983 a coleção desenvolvidas por esses designers foram apresentadas em desfiles em Paris, seguindo-se de desfiles em São Paulo. Graças a essa estratégia a Sandália Melissa teve aceitação internacional sendo expostas em vitrines de varias lojas famosas de todo o mundo.
Desde então a Grendene se limitou a exportar a melissa em seus modelos convencionais, não mantendo a parceria com os estilistas internacionais.
No ano de 2000 devido a grande concorrência asiática , principalmente a chinesa,
A empresa tinha plena consciência dos problemas que enfrentariam e do importante papel