Filosofia
http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htmAristóteles
A Vida e as Obras
Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega daTrácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoitoanos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficoupor vinte anos, até à morte do Mestre. Nesse período estudou também osfilósofos pré-platônicos, que lhe foram úteis na construção do seu grandesistema. Em 343 foi convidado pelo Rei Filipe para a corte de Macedônia, comopreceptor do Príncipe Alexandre, então jovem de treze anos. Aí ficou trêsanos, até à famosa expedição asiática, conseguindo u
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a óticado certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com outros, relações justas e aceitáveis. Normalmente, ela está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquantovalores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvemtrabalhos no campo da ética.
Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objeto de estudo,