Recursos das plantas para retenção de agua
A capacidade de retenção da água é fortemente influenciada pelo tipo de solo. Um solo rico em matérias orgânicas tem um melhor arejamento, uma estrutura melhor e uma melhor capacidade de retenção da água.
As plantas podem conter até 90 % de água. A água é absorvida principalmente através do sistema radicular da planta, sendo os nutrientes absorvidos ao mesmo tempo. As raízes saudáveis precisam de ar (arejamento) para se desenvolverem, mas um excesso de água no solo impede o ar de penetrar, o que prejudica as raízes da planta. A gestão da água é extremamente importante, quer nas regiões com bons recursos hídricos, quer nas regiões onde a água é escassa.
Os terrenos pesados e lamacentos são demasiado densos para permitir a penetração do ar e a saída da água, pelo que as raízes não podem respirar e as plantas podem ter problemas de crescimento. Quando um solo deste tipo seca, fica como se fosse cimento, e a água leva muito tempo para penetrá-lo. Por outro lado, os solos arenosos de estrutura grossa, são demasiado soltos para reter a água. Neste tipo de solos, as raízes da planta não conseguem encontrar água suficiente para crescer no caso de não receberem um abastecimento regular de água. Uma aplicação regular de matérias orgânicas nestes dois tipos de solos melhorará a sua capacidade de reter e liberar água e ar suficientes.
ÁGUA NAS PLANTAS: A distribuição da vegetação sobre a superfície da terra é controlada mais pela disponibilidade de água do que qualquer outro fator. Cerca de 80 a 90% do peso fresco de uma planta herbácea e aproximadamente 50% das espécies lenhosas estão representados pela água. Além disso, ela é o solvente que permite que gases, minerais e outras substâncias possam penetrar nas células e fluir entre as mesmas e entre os vários órgãos do vegetal. Também é o reagente em muitos processos fisiológicos, incluindo a fotossíntese e a hidrólise do amido em açúcar.