casa
Marisa Borin da Cunha
Prof. Co-Orientador.
Tema: Sistema Automatizado de Irrigação por Gotejamento. Problema:
Um sistema de irrigação não automatizado requer uma rotina de supervisão rígida na área a ser irrigada. A presença humana se faz constante, sendo designado um técnico/agricultor apenas com a tarefa de verificar o estado do solo e das plantas para então decidir entre acionar o sistema ou não. Além disso o excesso e a falta de água podem provocar doenças na plantas.
Objetivo Principal:
Automatizar um sistema de irrigação por gotejamento. Objetivos Específicos:
· Utilizar à Agricultura de precisão para controle da distribuição de água na irrigação;
· Diminuir o consumo de água na irrigação;
· Amenizar as doenças das plantas provocadas pelo excesso ou falta de água;
· Minimizar a rotina de supervisão na área a ser irrigada. Introdução:
Cada vez mais o mundo vem precisando de alimentos, somos 7 bilhões de habitantes no mundo. Uma agricultura cada vez mais tecnológica é a saída para alimentar o mundo todo. Agricultura de precisão veio para mudar isso, usando cada vez mais de tecnologia de informação. Essa tecnologia chega no Brasil na década de 90.
A agricultura é um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, matéria-prima etc. Nela podemos usar vários equipamentos que são de grande ajuda para o agricultor utilizar em seus serviços. A irrigação, que é um dos vários equipamentos que podem ajudar o agricultor, é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação(Wikipedia, 2013)
“Ao analisar as sociedades, Thomas Malthus imaginou que no futuro a humanidade não conseguiria produzir alimentos suficientes para sustentar todas as pessoas do mundo,