solos pobres
Efeitos da salinização no solo
Um dos maiores problemas enfrentados pelos agricultores têm sido a salinização dos solos ocasionados pela falta de recursos hídricos disponíveis. Como alternativa os agricultores fazem o uso de água salobra (água do mar com água doce). Em regiões áridas e semiáridas irrigadas isso constitui em um grande problema, limitando a produção agrícola e reduzindo a produtividade das culturas (DIAS,2004).
A salinização no solo pode resultar em desestruturação, aumento da densidade aparente, retenção de água, redução da infiltração de água pelo excesso de íons sódicos e diminuição da fertilidade físico-químico. A salinidade sobre o solo pode causar perda da fertilidade è a susceptibilidade à erosão atingindo também a vegetação (DIAS,2004).
Como os sais influenciam no crescimento das plantas
A presença de sais na solução do solo prejudica o crescimento das plantas normalmente elas extraem a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores ás forças que retêm a água restante tornam-se maiores. Quando a água do solo é retida com força superior as forças de extração, ocorre a escassez de água na planta. Os sais no solo aumentam as forças de retenção por seu efeito osmose e, portanto, ocorre diminuição de água na planta. Outro fator importante causado pela salinidade e a redução na velocidade infiltração da água no solo diminuindo a entrada de água nas raízes das plantas entre os turnos de rega (Schossler et al., 2012).
Plantas halófitas são consideradas tolerantes à salinidade e sua tolerância pode atingir até cerca de 15 g.L-1 de NaCl, equivalente à metade da concentração da água do mar. Elas absorvem o cloreto de sódio em altas taxas e acumulam em suas folhas para estabelecer um equilíbrio osmótico.O compartimento de sal e que permite as plantas halófitas viverem em ambientes alcalinos. Existem plantas sensíveis à salinidade estas ao absorverem água do solo também absorvem os sais permitindo que