Matriz gut
Vagner Muniz , muniz_vagner@hotmail.com
Resumo: este artigo fala sobre a matriz GUT, com definições e exemplos de como usar essa ferramenta, fala de suas vantagens e a melhor forma de usa-la.
Palavras – chave: Gravidade.Urgência.Tendência.Analisar.Atacar
Introdução
Esta ferramenta é uma forma de se tratarem problemas com o objetivo de priorizá-los.
A matriz tem esse nome pelo fato de levar em consideração a Gravidade, a Urgência e a Tendência de cada problema.
Gravidade: impacto do problema sobre as coisas,pessoas,resultados ,processos ou organizações e efeitos que surgirão em longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial do crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
Segundo Lucinda (2010) “para cada problema multiplicam-se os pontos correspondentes a cada quesito, obtendo-se para cada problema um produto correspondente”.
A pontuação de 1 a 5, para cada dimensão da Matriz, permite classificar em ordem decrescente de pontos os problemas a serem abordados na melhoria do processo.
Segundo Possi (2006) “A Matriz G.U. T também é útil para a classificação dos riscos mais urgentes”.
Onde se aplica:
A ferramenta GUT aplica-se sempre que precisarmos priorizar ações dentre um leque de algumas que dispomos. O objetivo desta ferramenta é ordenar a importância das ações, pela sua GRAVIDADE, pela sua TENDÊNCIA de forma a, racionalmente escolhera tomada de ação menos prejudicial.
Sabemos que o tempo é um recurso escasso e que há inúmeras atividades a executar. Qual atividade deve executar primeiro? Por quê? Esta é a resposta que a ferramenta dá.
Segundo Meirelles (2001) “O uso desta ferramenta pressupõe um conjunto de atividades a realizar ou de problemas a enfrentar”.
Com a aplicação da matriz GUT nas organizações, com certeza as falhas e os problemas mal solucionados serão