Matriz ge
É um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios, muito utilizada dentro das empresas para avaliar cada um das suas unidades de negócios. Utilizada principalmente quando o assunto é tomar decisões estratégicas ou para transportar algum tipo de recurso, isto é, para contribuir e avaliar o potencial de lucro e venda de cada uma das unidades de negócios existentes em uma empresa.
Os objetivos da análise do portfólio de negócios são:
Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos; Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio; Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.
O que é Matriz GE
A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos:
A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A atratividade do mercado inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado. Compare também com o modelo das Cinco forças de Porter.
A "força competitiva" (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado" como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio. A força competitiva também inclui uma gama maior de fatores que apenas participação de mercado.
A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2. Isto também resulta em maior sofisticação do modelo.
[pic]
Como aplicá-la
A Matriz GE pode ser de difícil elaboração, pois necessita de uma boa base de segurança de pesquisa de mercado, tanto no que tange o produto ao público, como o comportamento da empresa frente às negociações de venda.
Ao elaborar uma Matriz GE, há que se identificar em primeira mão quais fatores são mais importantes para a atratividade do negócio e quais são os pontos mais fortes da empresa. A partir disso, cria-se um quadro representativo dos dados obtidos através da análise.