Matriz swot / matriz ge
Foi desenvolvida na década de 70 pela Escola de Negócios de Harvard. SWOT, em inglês significa Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significa, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, (FOFA).
Com a Matriz SWOT é possível identificar a posição estratégica da organização no mercado, no ambiente interno às forças e fraquezas e no ambiente externo, as oportunidades e ameaças.
Forças: são os fatores positivos, aquilo que a empresa tem de melhor, seu ponto forte.
Fraquezas: são os fatores negativos, o que necessita de maior atenção e requer empenho para que encontre soluções. Oportunidades: são fatores que não possuem influencia direta da empresa, mas que podem ser fatores positivos em relação à atuação da empresa.
Ameaças: também são fatores externos, que são negativos para a empresa junto ao mercado.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” Sun Tzu
Matriz GE / McKinsey
É uma ferramenta que permite avaliar suas unidades de negócios. Facilitador quando o assunto é tomada de decisões estratégicas. Foi criada na década de 70 pela General Eletric e McKinsey and Company, empresa de consultoria.
Segundo Capalonga, “Essa matriz tem muita semelhança com a Matriz BCG justamente porque utiliza duas dimensões: a atratividade do setor (baixo, médio e alto) e a outra representa o poder da empresa (fraca, média ou forte), classificando dessa forma, as unidades de negócios em todos esses níveis, conhecidas como UN’s.”
Através dessa análise, a organização saberá qual unidade deverá receber mais investimentos e qual menos dependendo do mercado.
Necessita de uma pesquisa de mercado avaliando o produto e o desempenho da empresa junto ao seu público, assim, é possível calcular quais fatores são mais fortes e mais importantes para a empresa.
Conclusão
Matriz SWOT faz a análise fundamental para que as empresas