Estudo de caso - Empresa GOL
Empresa: GOL
1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a GOL utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?
A empresa GOL utilizou a estratégia deliberada, pois analisou e planejou uma forma de negócio diferente dos que já existiam - uma empresa aérea que atendesse a demanda de classes mais baixas, dispostas a abrir mão de regalias e serviços luxuosos nas aeronaves - sendo assim, a empresa teria menor custo com manutenção dos aviões e com serviço de bordo, podendo oferecer preços menores aos futuros passageiros, o que aumentaria a demanda pelo serviço. Na época em que a GOL pretendia entrar no mercado de aviação civil, as empresas deste enfrentavam problemas financeiros, e alguns até se dirigiam para a falência. Era uma boa oportunidade para uma nova empresa inovadora, visto que a concorrência estava fraca e com o passar do tempo diminuiria. Era um excelente cenário para a GOL. Esta também foi beneficiada na contratação de funcionários, pois muitos experientes estavam desempregados devido a má situação das outras empresas. Além do mais, os preços menores, o novo jeito de gerir, aviões econômicos e modernos, a tecnologia usada para identificar problemas e facilitar a compra de passagens e o check-in, foram grandes meios para alavancar esta empresa e fazer com que se tornasse uma grande concorrente e uma empresa bem sucedida. 2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que elas mudaram ao longo do ano? Consulte o site da companhia para para confirmar sua resposta. A missão da GOL, segundo a própria, é aproximar pessoas com segurança e inteligência.
Fazendo uma análise com base em sua história, na minha opinião, a missão é abranger seu poder de mercado e aumentar lucros, atendendo a demanda por viagens aéreas com preços acessíveis e seguras. Tem investido no mercado exterior comprando novas companhias e assim obtendo novas rotas para este mercado.