APPCC
ANÁLISE DE PERIGOS E CONTROLE DOS PONTOS CRÍTICOS
O Sistema de Análise de Perigos, Pontos e Controles Críticos (APPCC), teve seu início com o programa espacial norte americano. Desde 1971, na “U.S. Conference on Food Protection”, o interesse sobre este tema foi expandido, por ser um sistema de garantia da segurança alimentar. Em 1972, nos Estados Unidos, foi promulgado o primeiro regulamento legal, esse sistema passou a ser de interesse para muitos a partir de sua divulgação. O Codex Alimentarius tem papel fundamental na regulamentação e implantação deste sistema a nível internacional, protegendo o consumidor e facilitando o comércio internacional, de forma consistente com os princípios científicos e de saúde pública.
Esse Sistema está designado para ser implantado a nível de produção, transformação, transporte, distribuição, armazenamento, exposição à venda, consumo ou qualquer outra etapa que represente um risco à segurança do produto.
Os demais sistemas de garantia de qualidade como a série ISO buscam a qualidade como um todo, já o sistema de APPCC é um sistema que tem por objetivo a segurança do alimento.
O Sistema de APPCC : tem como pré-requisito ou como base as regras e princípios das Boas Práticas é preventivo é uma ferramenta de gerenciamento usado para proteger os produtos alimentícios contra os perigos microbiológicos, químicos e físicos.
É um sistema que tem base científica e reconhecimento da existência ou não de formas seguras de controle de perigos.
Não é um sistema de risco zero; tem por objetivos reduzir o riscos dos perigos relacionados aos alimentos.
É um sistema para o controle de produtos alimentícios, aplicável em toda a cadeia alimentar, desde a produção primária até o produto final.
É um sistema que busca controlar as etapas que estão associadas dramaticamente com perigos não controláveis ou incontroláveis, visando a segurança do produto e a proteção do consumidor.
APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO