Ola e tu ?
Contextualização Histórica – Fernando Pessoa
- Nasceu a 13 de junho de 1888 e morreu a 30 de novembro de 1935
1. O Ultimato Inglês (1890)
Problemas políticos entre Inglaterra e Portugal 2. Regicídio (1908) 3. Implantação da República (1910)
Período de instabilidade política 4. I Grande Guerra (1914)
Fernando Pessoa é considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e da Literatura Universal. Foi uma pessoa com dificuldades de integração social. É reflexivo e inteligente porque vive e pensa (consciência).
Ortónimo: Nome que corresponde ao autor efetivo de uma obra quando um escritor não assina os seus trabalhos sob a forma de heterónimo.
Heterónimo: Diferentes autores fictícios que um autor pode criar em virtude das diferentes personalidades, atitudes e formas de pensar.
Modernismo
O Modernismo é um movimento estético ou cultural em que se dá primazia às diversas artes: a música, o teatro, a escultura, a pintura, a arquitectura, etc.. Assim sendo, a literatura surge estreitamente associada a estas mesmas artes plásticas, sendo por elas influenciada.
O movimento moderno é empreendido por Fernando Pessoa que possuía conhecimentos inovadores e irreverentes, tendo deixado para trás os ideais, já ultrapassados, defendidos pela sociedade de então.
É uma época de rotura, progresso e de criação de uma nova cultura. Na verdade, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoas deveriam adaptar a suas visões do mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
O início do Modernismo em Portugal dá-se com a publicação da revista Orpheu, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Sensacionismo, Decadentismo, etc., reunindo grandes escritores europeus como Fernando Pessoa.
A sociedade portuguesa vivia uma situação de crise aguda e de desagregação de valores. Os modernistas portugueses