Olá Olá Olá Olá Olá Olá Olá
A contabilidade de gestão (também designada por contabilidade analítica ou ainda contabilidade interna) é um dos ramos da contabilidade e que fornece informação sobre a posição financeira e sobre a formação dos resultados da entidade aos indivíduos internos, nomeadamente gestores intermédios e gestores de topo.
A Contabilidade analítica é um ramo da Contabilidade que analisa os quadros/mapas (balanço, demonstração de contas, fluxos de caixa) visando a orientação futura de gestores e administradores de empresas Diapositivo 6
Estes critérios de execução da contabilidade de gestão devem devem ser estabelecidos de forma a ajudar os diversos níveis da gestão a tomarem decisões sustentadas quanto à qualidade, eficiência de custos e dos processos que lhes permita maximizar a sua oferta em termos de qualidade/preço.
Diagay 7 Assim definido, o valor acrescentado é constituído pelos salários, juros e lucros (isto é, os rendimentos dos factores produtivos) utilizados ou acrescentados à produção pela empresa, sector de actividade ou país.
Além de utilizado para medir a produção acrescentada por uma empresa, o valor acrescentado é também utilizado para medir a produção de bens finais de uma determinada economia. De facto, ao excluir os custos com os bens intermédios, o somatório de todos os valores acrescentados das empresas resulta no valor global da produção - é o chamado cálculo do produto na óptica da produção.
Diacagativo 11
A empresa é o organismo que reúne um conjunto de factores para, mediante terminado processo, obter e trocar produtos com agentes económicos.
São fatores todos os recursos económicos ou meios de produção: capital e trabalho; intendesse por processo todo o conjunto de operações que, utilizando uma certa tecnologia, transforma os factores em produtos.