Olá ola
Nome: Ana Paula Cardoso
Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. E atualmente é muito comum ver idosos praticando exercícios, buscando melhorar sua qualidade de vida.
Segundo Matsudo (1999, web) “A participação em um grupo de exercícios leva a redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% acidente vascular cerebral, e também doenças respiratórias crônicas”. Adotando um hábito de vida mais saudável, o risco de acontecer qualquer uma dessas doenças é mais baixo do que aquele que não pratica exercício algum, sem contar que fortalece os músculos, aumenta os reflexos, diminui os riscos de quedas e consequentemente fraturas, sem contar que com isto, eles sentem-se bem mais seguros e independentes.
O exercício físico também ajuda a retardar o envelhecimento, há pessoas mais idosas que tem uma qualidade de vida melhor do que muitos jovens, pois o sedentarismo é um poderoso inimigo para quem deseja ter uma vida saudável. Mas para isto realmente valer, é bom ressaltar que a pratica de exercícios físicos deve ser seguido de uma boa alimentação.
Para Alvin (2013, web) “Dentre os exercícios, ele deverá fazer atividades aeróbias de baixo impacto, pedalada, musculação, alongamentos”. Além das já citadas acima, a pratica da hidroginástica também é muito interessante, além de ser uma atividade divertida, tem muitos benefícios como melhorar a resistência respiratória, gasta calorias, melhora a flexibilidade entre outros.
Os exercícios para a terceira idade devem ser realizados com atenção, sempre seguindo instruções de profissionais, juntamente com médicos, com exames que garantam o estado de saúde do praticante, para que a pessoa siga com a prática dos exercícios em segurança.
O envelhecimento é um processo natural, e é interessante que esta fase seja vivida de forma adequada. Dentre tantas opções de atividades físicas, o ideal é que o idoso escolha uma onde possa